Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

Processo de tomada de decisão e agenda política no Brasil foram temas da Prospectiva em NY

16/04/2014

Foi com “Policy: agendas and decision making-process in Brazil” que Ricardo Camargo Mendes, sócio-diretor da Prospectiva Consultoria, deu sequência ao primeiro painel do 4º Brazilian Corporate Communications Day  em New York. Ele traçou a estrutura política brasileira, como o federalismo, com competências sobrepostas; a arrecadação de impostos concentrada em nível federal; o entendimento que o município é uma unidade federal; o sistema de multi-partidarismo fragmentado, que leva ao enfraquecimento dos partidos políticos e a menor transparência; o presidencialismo de coalisão, em que barganhas acontecem o tempo todo por orçamento e por cargos no executivo federal, entre outros pontos.


 

 

A existência de 112 estatais diferentes, com distribuição bem assimétrica de recursos e distintos níveis de governança é outro complicador. O especialista ainda pontuou a questão da burocracia, que é bem estruturada e treinada e possui agenda própria, com hierarquia e disciplina interna. A burocracia embutida num agente com tamanho peso é ainda mais dramática. E o que ele chama de “the visible hand of the state” é clara, com múltiplas atuações – o Governo é parceiro investidor, formulador de políticas, negociador internacional, regulador, concorrente, comprador, taxador e financiador, a depender do setor de negócio e do momento econômico.

Mendes finalizou seu argumento abordando alguns pontos relevantes do processo político nacional, como os direitos sociais extensivos e as políticas de eficácia estreita e ainda a falta de priorização de métricas e prestação de contas no processo de políticas públicas. E completou dizendo que o Estado é um grande financiador, mas as políticas públicas são geralmente sub-financiadas, com exceções encontradas nas áreas de desenvolvimento econômico - empresas estatais e bancos públicos.

 

 

O evento é realizado sob o patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itaú, da Vale e da Bayer. Tem co-realização da Syracuse University, com suporte institucional da Global Alliance for Public Relations & Communication Management, da Brazilian American Chamber of Commerce, da consultoria PRIME Research, da revista Época Negócios e do Jornal Valor Econômico.

 

 

1449

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090